Você está em:

Aquecimento de água solar: O que você precisa saber


A sustentabilidade é um assunto que está sendo cada vez mais discutido nos últimos tempos. A preocupação com a preservação do meio ambiente tem gerado iniciativas para diversos segmentos. No quesito geração de energia não é diferente! Uma das possibilidades de gerar energia limpa e de forma sustentável é através da energia solar. Esse tipo de energia é renovável, ou seja, a natureza tem o potencial de produzi-la diariamente em maior quantidade do que é consumida. 

O sistema de aquecimento de água solar é uma ótima escolha para quem se preocupa com questões ambientais. Além do Brasil ser um país com alto índice de irradiação solar, a  utilização dessa energia é totalmente gratuita. Já imaginou você aquecendo sua água de forma sustentável e ainda economizando com isso? 

 

Por que usar um sistema de aquecimento solar em casa?

Como já foi dito, a energia solar é um recurso natural e sustentável. Mas além disso, existe outras vantagens ao adquirir um sistema de aquecimento solar.

Conforto:

Nada melhor que tomar um banho bem quentinho! Vale lembrar que a água aquecida também pode ser distribuída para vários pontos da casa, garantindo mais conforto para o seu lar.

 

Economia:

A energia elétrica tem sofrido vários aumentos desde 2015, o que impacta diretamente no orçamento da família brasileira. O chuveiro elétrico é responsável por 30% do consumo de energia elétrica, ou seja, o que poderia ser um momento de prazer e relaxamento como o banho, pode se tornar um vilão na hora da conta. Mas tudo isso pode ser revertido com um sistema de aquecimento solar!

 

Como escolher o aquecedor ideal para sua casa?

Na hora de escolher o aquecedor, é importante levar em consideração alguns fatores, isso fará com que o sistema supra as necessidades de cada residência.

 

Dimensionamento:

Antes de mais nada é necessário saber qual é a sua demanda de água quente utilizada diariamente. Para isso, é preciso levar em consideração a quantidade de moradores e de banhos diários. Essa informação é importante para que seja escolhido um reservatório térmico do tamanho ideal e que atenda a necessidade de água quente da sua família. Um cálculo base para ter uma ideia de consumo é considerar uma média de 100 litros de água quente por morador, ou seja, uma residência com 3 moradores poderá usar um Sistema de aquecimento solar de 300lts.

 

Localização:

O Brasil é um país com alta incidência de radiação solar, porém nem todas as regiões são ensolaradas o ano inteiro. Para que o sistema de aquecimento solar tenha um bom desempenho é necessário levar em consideração a localização e o clima do local em que está a residência. 

Por exemplo: Para regiões mais frias e com menor radiação solar como no sul do país é recomendável a utilização de placas solares com tubo a vácuo, que tem como principal objetivo atingir  temperaturas mais altas.

 

Instalação:

É preciso levar em consideração o local onde o sistema será instalado. É necessário conferir a pressão correta para sua instalação, se é necessário um reservatório térmico de alta ou baixa pressão. O que indica a necessidade de cada um deles é a altura entre a caixa d’água e o local onde o reservatório será instalado: se esse espaço for de até cinco metros, o de baixa pressão é suficiente, mas para alturas maiores do que isso, é recomendável utilizar o reservatório de alta pressão.

 

Qualidade:

Preste atenção na hora da compra! A qualidade do equipamento é primordial. Por isso, antes de analisar os preços, verifique atentamente o material do equipamento, modelo ideal e o acabamento. Tão importante quanto a capacidade de geração de aquecimento é a durabilidade do produto. Conheça nossos produtos clicando aqui.

 

Importante:

Para evitar problemas que possam vir a ocorrer, a instalação desse equipamento deve ser feita por um profissional qualificado e habilitado.

Clique aqui, e encontre um técnico credenciado pela Komeco.