Você está em:

Conheça as vantagens da energia solar fotovoltaica


Se você está em dúvida em optar por um sistema de energia solar fotovoltaico, esse material pode te ajudar!

Com os gastos na conta de energia cada vez mais altos, é comum que a população busque por alternativas mais econômicas. Mas é importante considerar além do fator financeiro, se o sistema de energia irá suprir as necessidades da residência, os impactos ambientais, entre outros. 

Energia renovável

Já pensou em fazer uso de uma energia que nunca acaba?
Sim, isso é possível!

Uma energia é considerada renovável quando sua fonte é natural e constantemente renovada, ou seja, não se esgota. Uma das maiores fontes de energia renovável é o sol, além disso, utilizar tal fonte é uma das maneiras mais sustentáveis de se obter energia. Mesmo as hidrelétricas que geram energia através de uma fonte renovável, acabam impactando diretamente o meio ambiente com a construção de represas. Ao contrário do sistema de energia solar fotovoltaico, que não prejudica o ambiente ao redor com sua instalação.

Por estar localizado próximo à linha do Equador, o Brasil é o país que mais recebe irradiação solar no mundo. Mesmo com a variação de estações, a irradiação solar é constante, uma ótima notícia para quem pretende investir nesse tipo de energia.

Economia 

A geração de energia solar é gratuita. Optando por um sistema fotovoltaico, pode haver uma redução considerável na conta de energia elétrica. O valor inicial de instalação pode ser compensado a partir de dois anos, e o equipamento possui uma vida-útil de até 30 anos, o tornando assim um bom investimento a longo prazo. O sistema fotovoltaico é resistente e oferece custos mínimos quando se trata de manutenção, além de valorizar o imóvel. 

Energia limpa e sustentável 

Além de ser uma fonte renovável, a energia solar também é considerada sustentável, ou seja, a natureza a repõe na medida em que é consumida. Outro ponto importante é que não emite poluentes e seu impacto ambiental é zero durante a geração. 

Como uma tecnologia consideravelmente nova é necessário entender como esse sistema funciona de forma geral. Por isso, conhecer as vantagens em relação a outros processos e se atentar a pontos relevantes que não são destacados se faz tão importante.

“Hoje o Brasil possui usinas centralizadas, o que acaba ocasionando perdas na rede. O sistema Fotovoltaico vem para fazer uma quebra de paradigma como um novo modelo. Possibilitando que pequenos sistemas sejam conectados a própria carga e dessa forma reduzir as perdas, além de reduzir a infraestrutura da rede da concessionária.” Destaca Letícia Toreti, Mestre Engenheira Eletricista. 

A partir dessas informações, é possível repensar o modelo atual e descentralizar a geração de energia elétrica de determinadas fontes. É construir um novo hábito de consumo, menos prejudicial e mais sustentável.

Gostou dessas dicas?
Continue acompanhando nosso blog, em breve mais um conteúdo sobre energia solar!

Que conhecer os produtos fotovoltaicos da Komeco? Clique aqui