Energia Solar – Tudo que você precisa saber

A energia solar é uma fonte de energia renovável que pode ser utilizada tanto para geração de eletricidade quanto para aquecimento de água. No entanto, é comum que tenhamos muitas dúvidas sobre o assunto, principalmente, sobre como ela é captada e convertida em energia elétrica.

Para que você fique 100% por dentro desse assunto, abaixo lhe explicaremos tudo o que você precisa saber sobre energia solar. Além disso, conhecerá os principais tipos de energia solar e as maiores vantagens ao adquiri-la.

Para isso, continue lendo este conteúdo para entender como todo esse processo funciona.

O QUE É ENERGIA SOLAR?

A energia solar é proveniente da luz e do calor emitido pelos raios do sol. Sendo assim, ela é uma fonte de energia alternativa, renovável e limpa, ou seja, sua geração energética não está associada à emissão de poluentes no ecossistema. E isso faz total diferença quando tratamos da importância em buscarmos soluções energéticas que tenham em sua base a sustentabilidade.

A ideia de gerar energia elétrica através do sol vem sendo uma alternativa bastante viável e comentada no país. Atualmente, são cerca de 400 mil unidades consumidoras de energia advindas do sol espalhados por todo o território brasileiro. Com um grande poder de radiação solar, o Brasil tem aproveitado esse recurso incentivando a população bem como, a criação de um ambiente propício para o desenvolvimento desse modelo energético.

ENERGIA SOLAR TÉRMICA E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

As duas principais formas de aproveitamento desse tipo de energia, são a partir da energia térmica e da energia luminosa (fotovoltaica). Elas possuem muitos benefícios próprios: você conhece a diferença entre cada uma delas?

A energia solar térmica, é aquela que utiliza da energia do sol para aquecer um fluido, geralmente a água, através de placas solares ou tubos a vácuo.

Por outro lado, a energia solar fotovoltaica, é um sistema complexo que, basicamente, utiliza os painéis solares para captar a luz do sol e convertê-la em eletricidade.

COMO FUNCIONA A ENERGIA SOLAR?

Em um sistema solar fotovoltaico, os módulos solares reagem à luz do sol e produzem energia elétrica. Sendo assim, essa energia passa pela string box, que protege todo o sistema e é enviado ao inversor solar. Ele, por sua vez, é responsável por converter a corrente elétrica contínua (CC) em alternada (sinal elétrico CA), além de monitorar a produção e otimizar a energia produzida. Desse modo, a energia chega ao quadro de distribuição, onde é enviada aos pontos de consumo.

Você sabia?

O excesso de energia não consumido, é enviado para a rede elétrica gerando créditos energéticos que podem ser utilizados depois.

Em um sistema solar térmico, a água desce da caixa d’agua e é armazenada fria no reservatório térmico, também conhecido como boiler. Essa água enche os coletores solares, que, por sua vez, captam a energia do sol a fim de aquecê-la. Assim, a água retorna ao reservatório aquecida. Quando um ponto de consumo é acionado, a água armazenada no boiler está pronta para consumo e é levada ao chuveiro ou torneira, conforme a necessidade.

PRINCIPAIS VANTAGENS DA ENERGIA SOLAR

– Energia limpa e sustentável: Não emite gases do efeito estufa em operação, vem de fonte renovável e não causa grande impacto ambiental;

– Economia de até 95% na conta de energia elétrica: você só paga a taxa de disponibilidade da sua rede elétrica;

– Alto retorno sobre investimento: os sistemas de energia solar podem durar por décadas e o tempo médio de retorno é de três anos;

– Baixa necessidade de manutenção: em condições normais, os painéis solares necessitam de uma lavagem de duas a três vezes por ano e o gerador precisa de uma fiscalização regular.

Se você busca investir em energia solar, a Komeco tem a solução! Aqui você não só encontra conteúdo de qualidade, como a solução completa de acordo com a sua necessidade. E mais, através da Comunidade de Vendas, é possível descobrir as melhores condições de investimento.

Para garantir a segurança do seu lar, a Komeco submete os módulos fotovoltaicos em rigorosos testes de qualidade. Após a produção fabril destes, a equipe de controle de qualidade realiza mais testes, a fim de asseguram que não houve danos de transporte e nem falhas na produção. Estes testes são necessários para garantir que os módulos chegarão em perfeitas condições para gerar energia solar com a máxima eficiência e durabilidade possível.

E aí, ainda ficou com dúvidas sobre o assunto? Deixe uma pergunta nos comentários e nossos especialistas irão lhe responder.

Chegou o aquecedor a gás KO EX: ideal para exterior da edificação.

A Komeco acabou de lançar o único aquecedor de água a gás do mercado brasileiro desenvolvido exclusivamente para ser instalado no exterior da edificação. Além de toda a qualidade e a tecnologia dos aquecedores a gás da Komeco que você já conhece, o novo KO EX possui alta resistência e maior segurança para o seu lar. Em uma única versão branca, ele é indicado para 3 duchas e 2 torneiras simultâneas capazes de proporcionar muita vazão de água quente.

Confira abaixo algumas funcionalidades e diferenciais deste produto.

Pintura especial.

Todo o aquecedor foi desenvolvido para ser instalado no exterior da edificação e a sua pintura especial é um dos grandes diferenciais. Capaz de suportar intempéries, a pintura garante ao aquecedor resistência a oxidação e mais durabilidade ao equipamento, podendo ser usado por muito mais tempo sem apresentar sinais fortes de desgaste. Seja no tempo instável da cidade ou em regiões litorâneas, o KO EX possui um acabamento que possibilita a instalação sob qualquer clima.

Mais segurança.

O KO EX pode proporcionar ao seu lar mais conforto e segurança, devido a sua instalação ser completamente fora da edificação, não há passagem ou acúmulo nos ambientes. Assim, além de reduzir a emissão de monóxido de carbono no ambiente, o KO EX possui um queimador de calor de puro aço inox capaz de produzir uma chama concentrada e limpa com baixa emissão NOx.

Espaço livre.

Outra grande vantagem de se ter um aquecedor a gás voltado para o exterior da edificação é contar com mais espaço livre dentro de casa, isso porque o cômodo onde ele seria instalado agora pode ser utilizado para outras finalidades.

Praticidade na hora do banho.

O modelo KO EX da Komeco vem acompanhado de controle remoto por fio que pode ser instalado próximo do aquecedor ou no banheiro, gerando mais conforto para o usuário ao controlar a temperatura da água. Assim, você não precisa sair do banheiro para regular a temperatura, basta fazê-lo diretamente pelo controle.

Adaptador.

Pensando na necessidade do consumidor, ainda que o KO EX seja exclusivo para o exterior da edificação, ele também pode ser instalado em ambientes internos, áreas gourmet e mais. Dessa forma, basta utilizar o adaptador que o acompanha.
Obs.: O uso em ambientes internos, é obrigatório.


Se até agora você não se apaixonou pelo novo aquecedor a gás KO EX da Komeco, confira abaixo o interior do aparelho.

veja o interior do novo aquecedor a gás KO EXTrocador de Calor

Feito em cobre “Free Oxygen”, um metal com durabilidade muito maior que o cobre comum. Seu sistema coil-less aumenta a absorção de calor e a durabilidade do aparelho.

Detecção de Chamas

Um sensor pensado para evitar que ocorra vazamento de gás no interior do aparelho. Assim, monitorando a chama durante todo o funcionamento do equipamento.

Sistema Exclusivo de Placas com Tecnologia SMD

Contém o sistema exclusivo Dual Board, com duas placas digitais, uma para controle geral da máquina e outra dedicada para o controle da variação de tensão elétrica, aumentando a durabilidade do aparelho.

Válvula de Alívio

Em casos de sobre pressão do sistema de água a válvula aliviará a pressão através de um escoamento mecânico automático, evitando rompimento ou dano ao aquecedor.

Exaustão Forçada

Atrás da placa digital encontra-se a ventoinha. Ela força a saída de gases para a área externa, trazendo segurança para o ambiente. Além disso, ela possui um circuito eletrônico de monitoramento da rotação da ventoinha que detecta qualquer obstrução na chaminé antes, durante ou depois de ligado. Mesmo com contracorrentes de ventos o sistema inteligente detecta o esforço extra necessário e aumenta a rotação da ventoinha para compensar a força exercida pelo vento.

Controle de Vazão de Água

Controla a vazão da água de modo automático, garantindo a temperatura solicitada. Mesmo em dias mais frios o sistema inteligente determina a vazão através de sensores de temperatura e fluxo, assim mesmo que o delta seja elevado o equipamento buscará atingir a temperatura designada.

Queimador

Feito em Puro Aço Inox para trazer maior potência de chama em um menor espaço. A emissão de monóxido de carbono é bem menor fazendo uma chama mais estável e limpa.

Ignição Automática

Devido ao seu sensor de detecção de fluxo de água, essa função pode identificar se algum ponto de consumo foi aberto, bem como determinar qual a vazão de água que está passando pelo equipamento.

Câmara de Combustão

Com modulação em 3 estágios, a câmara tem até 5 combinações de combustão, acelerando o aquecimento e reduzindo o consumo de gás.

Controle de Temperatura

O sistema Inteligente de Controle de Temperatura é formado por dois sensores de água de precisão, localizados na entrada e saída, fluxostato, solenoides e ventoinha, tudo isso controlado pela placa principal que gerencia todo sistema para que a temperatura seja exata e o consumo de gás seja o mínimo possível.

Função Solar

Quando a água entrar no aparelho em uma temperatura próxima a selecionada no display, o aquecedor permanecerá em espera (stand-by), poupando gás e energia.

 

E aí já imaginou tomar um banho bem quentinho no inverno com a mesma qualidade de hotel? Um banho assim é possível com os aquecedores a gás da Komeco.

Conheça mais sobre o novo aquecedor a gás KO EX da Komeco, clicando aqui.

descubra uma alternativa sustentável para o aumento da energia

Sua conta de energia elétrica aumentou? Descubra agora uma alternativa sustentável de energia.

Com o aumento constante da energia elétrica no país, provavelmente, é quase impossível não buscar alternativas a fim de não depender completamente das companhias de energia. E nada melhor do que encontrar soluções que não agridem o meio ambiente e ainda por cima, trazem mais economia para o seu lar.

Leia mais: 4 hábitos sustentáveis para economizar energia.

No Brasil, cerca de 83% da matriz elétrica é originada de fontes renováveis representando 63,8% de hidrelétricas, seguida de eólica (9,3%), biomassa e biogás (8,9%) e solar centralizada (1,4%).  Em comparação com o restante do mundo, o Brasil é o país que mais consome energia de fontes renováveis como a hídrica, solar, eólica e geotérmica.

O Brasil utiliza diversas fontes renováveis, entretanto, as usinas hidrelétricas são responsáveis pela maior geração de energia do país. Por sermos dependente majoritariamente da fonte hídrica, o Brasil  vem sofrendo muito devido as secas ocasionadas na recente crise hídrica.

De acordo com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), devido a diminuição dos níveis de água nos reservatórios as bandeiras tarifárias sofreram reajustes, “a amarela será de R$ 1,874 a cada 100 kWh; a vermelha patamar 1, de R$ 3,971 a cada 100 kWh; e a vermelha patamar 2, de R$ 9,492 a cada 100 kWh. O valor deliberado pela Diretoria Colegiada da ANEEL para a bandeira vermelha patamar 2 contempla os custos de geração de energia elétrica decorrentes da conjuntura hidrológica de exceção vivenciada neste momento, a pior desde 1931” (ANEEL, 2021).

Esse aumento na conta de energia elétrica impacta diretamente o bolso do brasileiro, por isso, é importante buscar alternativas sustentáveis, uma delas é a geração de energia a partir do sol. Quer saber como isso é possível? Continue acompanhando o conteúdo.

A energia solar como alternativa sustentável e limpa.

Uma ótima alternativa para buscar a independência energética é a geração própria de energia solar. A propósito, o sol é uma fonte de energia renovável que pode ser utilizada tanto para geração de eletricidade quanto para o aquecimento de água. E para quem busca mais economia na conta de energia elétrica, optar pela energia solar fotovoltaica é garantia de até 95% de economia. No aquecimento solar de água, é possível economizar até 30% na conta de energia.

O Brasil tem um potencial energético riquíssimo, isso porque o país possui um alto índice de irradiação solar. Por isso, morar em um país tropical como o Brasil é perfeito para quem busca gerar sua própria energia elétrica.

Leia mais: Tudo que você precisa saber sobre energia solar.

A solução completa para você.

A Komeco é especialista em energia solar fotovoltaica e aquecimento solar de água. Por isso, quando se busca alternativas sustentáveis e econômicas, não se pode deixar de citar os sistemas de energia integrados da Komeco.

Qualidade, tecnologia e inovação andam juntos por aqui. Por isso, com os sistemas fotovoltaico da Komeco, é possível alcançar alto desempenho e eficiência na geração de energia. Seja residencial, empresarial ou agronegócio, a Komeco possui a solução completa de acordo com a sua necessidade.

Já com os sistemas de aquecimento solar de água, seus banhos nunca mais serão os mesmos. Está aqui mais uma oportunidade de livrar-se dos chuveiros elétricos. Ao decidir por um sistema de aquecimento solar em casa, você deve escolher de acordo com as suas necessidades, por isso, a Komeco possui diversos tipos de coletores solar de alta performance para quem busca eficiência, tubos a vácuo de baixa pressão indicados para regiões de clima frio ou grandes obras, reservatórios térmicos de baixa e alta pressão que garantem água quente por muito mais tempo e muito mais!

Você sabe qual o kit ideal para você? Ou então, o quão econômico um sistema próprio de energia pode ser?

Pensando em facilitar a sua escolha, a Komeco desenvolveu um simulador online, capaz de dimensionar a necessidade da sua empresa ou residência e te apresentar a melhor opção para cada caso. Você pode conferir o passo a passo de como utilizar o nosso simulador clicando aqui!

E aí, gostou do conteúdo? Conta pra gente aqui nos comentários!

A Komeco ajuda a proteger a Camada de Ozônio

Você sabia que a Komeco é uma das 350 empresas que participa do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH).

Essa ação aconteceu por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em comemoração a Semana do Meio Ambiente. Por isso, a Komeco recebeu o quadro comemorativo “Indústria Sustentável: Esta Empresa Ajuda a Proteger a Camada de Ozônio”?

“O Governo Federal, com o apoio do PNUD, implementa o projeto para o setor de espumas no âmbito do PBH e, até o momento, apoiou a conversão industrial de 353 empresas do setor. Em conjunto, elas eliminaram o consumo de 2.160 toneladas de HCFC-141b, ajudando o Brasil a cumprir as metas estabelecidas pelo #ProtocoloDeMontreal” (via blog PNUD).

Confira a matéria completa, clicando aqui.

Através disso, as empresas beneficiárias do PBH substituíram o HCFC-141b por substâncias que não agridem a Camada de Ozônio e que apresentam baixo potencial de aquecimento global.

Sabe como a Komeco contribui com o meio ambiente?

O poliuretano, isolante térmico expansivo utilizado em nossos reservatórios térmicos, foi desenvolvido com uma nova composição, de modo que na formulação do isolante térmico não seja emitido o gás HCFC-141b, nocivo ao meio ambiente e à saúde humana.

A busca por soluções sustentáveis trata-se de um dos princípios para o desenvolvimento. Atualmente, 100% dos nossos coletores solares possuem isolamento térmico ecológico com a utilização de Lã de PET. Um material reciclado e reciclável.

E mais: eles apresentam o melhor desempenho ambiental ao longo de seu ciclo de vida, com função, qualidade e nível de satisfação igual, ou melhor, se comparado a um produto-padrão.

Por aqui, constantemente, preocupamo-nos com as questões ambientais e sustentáveis do nosso país. Por isso, contribuir com a transformação da sociedade e com o fortalecimento do desenvolvimento do setor é mais do que uma prática feliz da Komeco. Ficamos extremamente satisfeitos e isso reflete todo o empenho e a dedicação que diariamente colocamos em cada novo projeto. Assim, bons frutos são gerados e, principalmente, um desenvolvimento mais sustentável para o meio em que vivemos.

Conta para a gente! De modo local, como você ajuda a proteger o meio ambiente?

Chegou o novo módulo fotovoltaico de 445W da Komeco

Vem aí mais um IN-CRÍ-VEL lançamento na nossa linha de energia solar. Mais do que economia, o novo módulo fotovoltaico 445W garante 20,4% de eficiência aliada a qualidade Komeco que você já conhece. 

Além disso, apresenta características bastante inovadoras como a tecnologia PERC, células HALF-CELL e muito mais. Tecnologia e inovação caminham juntas na construção de um futuro muito mais sustentável e econômico. 

Leia mais: Economia de energia: a importância do consumo consciente.

TECNOLOGIA PERC  

 A tecnologia PERC (Passivated Emitter Rear Cell), consiste na aplicação de uma camada refletiva na estrutura da célula do módulo. Essa camada faz com que os raios passem novamente pela célula, gerando um melhor aproveitamento da radiação e maior eficiência energética. 

A passivação permite o aumento em torno de 5% a mais da captação da radiação solar em comparação aos módulos tradicionais.  

HALF-CELL 

A tecnologia Half-Cell consiste no desenvolvimento de módulos fotovoltaicos com células cortadas ao meio. No lugar das tradicionais células quadradas, utilizam-se células retangulares. Com isso, a perda de corrente nos terminais e contatos elétricos dos módulos e nas próprias células são reduzidas em até ¼ das perdas originais.  

 E tem mais, as células Half-Cell sofrem menos estresse mecânico e estão menos sujeitas a micro cracks, ou seja, microfissuras que podem causar a redução da eficiência e da vida útil dos módulos fotovoltaicos. Dessa forma, tem-se módulos mais eficientes, nas mesmas dimensões e no mesmo custo de um módulo comum. 

Além disso, o principal benefício do Half-Cell é a sua maior tolerância a sombras, ou seja, se há alguma sombra que afeta o módulo, apenas essa parte terá perda de rendimento, enquanto a outra metade continuará a gerar energia ao máximo. Ao contrário dos módulos full-cell tradicionais, onde muitas vezes ou o modulo é inteiramente afetado ou somente uma parte é inativada por sombras parciais. 

MULTI-BUSBAR (MBB): Mais bus bar por célula. 

Com a adição de bus bar a ideia é que mais elétrons passem e a potência e a eficiência do módulo aumentem ainda mais. Dessa forma, aumentando a quantidade de bus bar, geralmente, teríamos mais sombra nas células. Para evitar isso a Komeco utiliza o bus bar com espessura reduzida, a fim de reduzir a sombra do próprio bus bar na célula e manter a eficiência constante. Além disso, as perdas causadas por microfissuras ou micro-cracks também diminuem, visto que a área comprometida entre bus bar é menor neste módulo. 

BIG CELLS 

A fim de trazer potências cada vez maiores e melhorar a eficiência das células esse módulo possui célula do tipo M6 (166mm). 

A SOLUÇÃO COMPLETA PARA VOCÊ 

A Komeco possui a solução completa em Sistemas Fotovoltaicos. Isso significa que você terá o MAIOR E MELHOR APROVEITAMENTO possível do seu sistema de energia solar. Além disso, nossos sistemas passam por rigorosos testes de controle de qualidade para tornar seu sistema ainda mais seguro e por mais tempo.  

 

Conheça o novo módulo fotovoltaico 445W e todas as suas especificidades, clicando aqui.