Posso ajudar?

Blog

ENERGIA SOLAR – TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

A energia solar é uma fonte de energia renovável que pode ser utilizada tanto para geração de eletricidade quanto para aquecimento de água. No entanto, é comum que tenhamos muitas dúvidas sobre o assunto, principalmente, sobre como ela é captada e convertida em energia elétrica.

Para que você fique 100% por dentro desse assunto, abaixo lhe explicaremos tudo o que você precisa saber sobre energia solar. Além disso, conhecerá os principais tipos de energia solar e as maiores vantagens ao adquiri-la.

Para isso, continue lendo este conteúdo para entender como todo esse processo funciona.

O QUE É ENERGIA SOLAR?

A energia solar é proveniente da luz e do calor emitido pelos raios do sol. Sendo assim, ela é uma fonte de energia alternativa, renovável e limpa, ou seja, sua geração energética não está associada à emissão de poluentes no ecossistema. E isso faz total diferença quando tratamos da importância em buscarmos soluções energéticas que tenham em sua base a sustentabilidade.

A ideia de gerar energia elétrica através do sol vem sendo uma alternativa bastante viável e comentada no país. Atualmente, são cerca de 400 mil unidades consumidoras de energia advindas do sol espalhados por todo o território brasileiro. Com um grande poder de radiação solar, o Brasil tem aproveitado esse recurso incentivando a população bem como, a criação de um ambiente propício para o desenvolvimento desse modelo energético.

ENERGIA SOLAR TÉRMICA E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

As duas principais formas de aproveitamento desse tipo de energia, são a partir da energia térmica e da energia luminosa (fotovoltaica). Elas possuem muitos benefícios próprios: você conhece a diferença entre cada uma delas?

A energia solar térmica, é aquela que utiliza da energia do sol para aquecer um fluido, geralmente a água, através de placas solares ou tubos a vácuo.

Por outro lado, a energia solar fotovoltaica, é um sistema complexo que, basicamente, utiliza os painéis solares para captar a luz do sol e convertê-la em eletricidade.

COMO FUNCIONA A ENERGIA SOLAR?

Em um sistema solar fotovoltaico, os módulos solares reagem à luz do sol e produzem energia elétrica. Sendo assim, essa energia passa pela string box, que protege todo o sistema e é enviado ao inversor solar. Ele, por sua vez, é responsável por converter a corrente elétrica contínua (CC) em alternada (sinal elétrico CA), além de monitorar a produção e otimizar a energia produzida. Desse modo, a energia chega ao quadro de distribuição, onde é enviada aos pontos de consumo.

Você sabia?

O excesso de energia não consumido, é enviado para a rede elétrica gerando créditos energéticos que podem ser utilizados depois.

Em um sistema solar térmico, a água desce da caixa d’agua e é armazenada fria no reservatório térmico, também conhecido como boiler. Essa água enche os coletores solares, que, por sua vez, captam a energia do sol a fim de aquecê-la. Assim, a água retorna ao reservatório aquecida. Quando um ponto de consumo é acionado, a água armazenada no boiler está pronta para consumo e é levada ao chuveiro ou torneira, conforme a necessidade.

PRINCIPAIS VANTAGENS DA ENERGIA SOLAR

– Energia limpa e sustentável: Não emite gases do efeito estufa em operação, vem de fonte renovável e não causa grande impacto ambiental;

– Economia de até 95% na conta de energia elétrica: você só paga a taxa de disponibilidade da sua rede elétrica;

– Alto retorno sobre investimento: os sistemas de energia solar podem durar por décadas e o tempo médio de retorno é de três anos;

– Baixa necessidade de manutenção: em condições normais, os painéis solares necessitam de uma lavagem de duas a três vezes por ano e o gerador precisa de uma fiscalização regular.

Se você busca investir em energia solar, a Komeco tem a solução! Aqui você não só encontra conteúdo de qualidade, como a solução completa de acordo com a sua necessidade. E mais, através da Comunidade de Vendas, é possível descobrir as melhores condições de investimento.

Para garantir a segurança do seu lar, a Komeco submete os módulos fotovoltaicos em rigorosos testes de qualidade. Após a produção fabril destes, a equipe de controle de qualidade realiza mais testes, a fim de asseguram que não houve danos de transporte e nem falhas na produção. Estes testes são necessários para garantir que os módulos chegarão em perfeitas condições para gerar energia solar com a máxima eficiência e durabilidade possível.

E aí, ainda ficou com dúvidas sobre o assunto? Deixe uma pergunta nos comentários e nossos especialistas irão lhe responder.



Encaminhando o código para a área técnica?