Posso ajudar?
Por dentro da Komeco

Assine nossa newsletter


Energia Solar Térmica x Energia Fotovoltaica: afinal, qual é a diferença?

Pensar em formas de consumo renováveis se tornou uma necessidade para o nosso dia a dia e o sol, segue sendo uma das principais fontes de energia para um futuro mais sustentável. Atualmente, a Komeco oferece soluções em Energia Solar Térmica e Energia Fotovoltaica para os clientes e muitas vezes, algumas dúvidas podem surgir na hora de compreender essas tecnologias e a forma como elas podem ser usadas em nosso dia a dia.

Para te ajudar a ficar 100% por dentro desse assunto, produzimos um conteúdo explicativo. Confira abaixo:

 

Entenda a Energia Solar Térmica

A energia solar térmica é aquela que usa o sol para aquecer um fluido, geralmente água. Os sistemas de aquecimento solar são compostos geralmente por coletores solares e reservatórios.

Funciona assim: os coletores solares possuem tubos onde a água circula e é aquecida durante o dia através do calor do sol, depois de quente, o fluído é acumulado em um reservatório térmico, também conhecido como boiler.

A energia solar térmica pode ser usada para aquecer a água que chega aos pontos de consumo das casas ou para processos industriais e também pode ser destinada a aquecer ambientes frios, através da calefação.

Essa alternativa é extremamente eficiente e pode reduzir o gasto para aquecer a água em até 80%, tornando o uso do vilão, chuveiro elétrico, dispensável.

Optar pelo aquecimento solar, é uma ótima forma de garantir a economia e se preocupar com as futuras gerações, pois nesse tipo de funcionamento, nenhum combustível fóssil precisa ser queimado.

 

Entenda a Energia Fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é um pouco mais complexa e para um funcionamento eficiente, exige um kit de acessórios mais completo, composto basicamente por inversores, módulos e acessórios para conexão e instalação.

Nos sistemas residenciais, os módulos fotovoltaicos são instalados sobre o telhado das casas gerando energia elétrica que vai para o inversor que converte essa energia de Corrente Contínua para Corrente Alternada, para que a mesma seja equivalente a energia utilizada pelos eletrodomésticos.

A energia fotovoltaica, geralmente funciona através de sistema “on grid”, um acordo com a Companhia Elétrica, através do sistema de compensação de energia. Ou seja, o seu sistema irá gerar a energia durante o dia para suprir o uso dos aparelhos domésticos ligados, a “sobra” dessa energia produzida será depositada na rede da concessionária e você poderá usá-la normalmente durante a noite, quando o gerador fica desligado.

Nos meses em que o sistema de geração distribuída gerar mais do que consumir, serão disponibilizados créditos de energia. Esses créditos são válidos por 60 meses e podem ser abatidos na conta do próprio consumidor, entre outras modalidades.

O gerador é totalmente silencioso e seguro, gerando energia limpa através da radiação solar e ainda contribui para o sistema de distribuição de energia do país. Por aqui, os produtos da Komeco seguem padrões de segurança internacionais e possuem homologação no INMETRO.

A energia solar fotovoltaica pode reduzir em até 95% o valor da sua conta de luz. E no caso dos módulos da Komeco, a garantia de produtividade chega até 30 anos.

Aliar o Sistema Solar Térmico com o Sistema Fotovoltaico pode potencializar a sustentabilidade, a economia e gerar mais qualidade de vida para você.

Esse é um mercado em constate crescimento e no Brasil, já existem algumas políticas de incentivo para aqueles que desejam produzir sua própria energia através do sol, por exemplo, a isenção do ICMS.

Hoje, segundo os dados divulgados pela ABSOLAR, a energia solar já é a fonte de energia renovável que mais gera empregos no país.

 

Ficou com dúvidas sobre o assunto? Deixe a sua pergunta nos comentários e nossos especialistas irão te responder 😀


Compartilhe

2 comentarios em “Energia Solar Térmica x Energia Fotovoltaica: afinal, qual é a diferença?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + doze =