Entenda como são feitos testes de qualidade nos módulos Fotovoltaicos da Komeco

testes de qualidade em módulos solares

Para garantir a qualidade de seus produtos, a Komeco apresenta detalhes dos testes aos quais os módulos fotovoltaicos são submetidos.

Os testes asseguram que os módulos cheguem em perfeitas condições para gerar energia solar com máxima eficiência e durabilidade.

 

Entenda o passo a passo do processo de testes que a Komeco realiza:

Existem normas internacionais, dentre elas a IEC 61215, que trata justamente da qualidade dos módulos solares. Dentre o conjunto dos 18 testes necessários para se obter o certificado de qualidade, destacamos dois que são fundamentais:

 

  • Teste de calor e umidade:

Nesse teste (DH1000), os módulos da Komeco são submetidos a uma câmara climática com temperatura de 85oC e umidade relativa de 85% durante 1.000 horas. Isso prevê uma vida útil de 20 anos.

Embora esse teste possa estimar quanto tempo um módulo dura, o intuito é principalmente colocá-los em condições extremas para que num curto período de tempo, possíveis falhas possam ser identificadas.

Para as regiões litorâneas esse teste de calor e umidade é essencial, pois os produtos ficam ainda mais expostos as condições de maresia, vento e calor.

 

Teste de ciclo térmico: 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esse teste é realizado com objetivo de determinar a capacidade do módulo de resistir a mudanças repentinas de temperaturas extremas. Os módulos da Komeco são submetidos a ciclos de aquecimento e resfriamento, causando o estresse necessário para identificar defeitos de fabricação que possam causar redução de eficiência.

São realizados 200 ciclos de 6 horas, nos quais os módulos são submetidos a temperaturas de -40°C a +85°C, cada temperatura com permanência mínima de 10 minutos.

Após serem verificados os resultados dos 18 testes da IEC 61215, e todos os requisitos forem aprovados, nós recebemos um certificado de conformidade.

Para certificar que todos os cuidados na produção do módulo foram cumpridos pela Komeco, o INMETRO realiza mais quatro ensaios:

  • Resistência de isolamento em condições de umidade.
  • Desemprenho das Condições Padrões de Teste ( STC).
  • Isolamento Elétrico;
  • Resistência de isolamento em condições de umidade.
  1. Após o envio dos relatórios de teste, caso esteja tudo certo com o módulo (dentro dos padrões INMETRO), é recebido um registro de objeto.

    Só é possível comercializar esse produto no território nacional com o registro de objeto. Anualmente deve ser feita a manutenção dos ensaios para se manter o número de registro com status ativo.

  1. Após produção fabril, quando os módulos chegam para comercialização, a equipe de controle de qualidade da Komeco realiza mais testes, retirando amostragem para certificação de que não houve danos de transporte e nem falhas na produção. Os testes são realizados no laboratório de electroluminescência e novamente exposto ao tempo para certificar que o lote está em perfeitas condições.

 

 

 

 

 

 

O controle de qualidade consiste em três análises, que são realizadas no desenvolvimento do módulo e também quando o produto já foi fabricado. Entenda melhor:

Teste de exposição ao ar livre – O objetivo é uma avaliação preliminar da capacidade do módulo para suportar a mais uma exposição ao ar livre.

Teste de electroluminescência e Levantamento da curva I-V.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A determinação da curva I-V é imprescindível, pois é através dela que se obtêm informações sobre o desempenho do módulo.

Além de todos os testes anteriores, ainda temos profissionais capacitados que acompanham a produção em massa e os embarques de cada lote dos nossos produtos, garantindo a qualidade e os diferenciais dos produtos Komeco.

 

Tem alguma dúvida sobre eficiência e garantia dos módulos? Comenta aqui.

 

Compartilhe

2 comentarios em “Entenda como são feitos testes de qualidade nos módulos Fotovoltaicos da Komeco”

  • VALDAIR LUIZ GUZZO says:

    iNSTALEI UM SITEMA DA KOMECO EM MINHA CASA, ESTOU SUPER SATISFEITO, POIS A PRODUÇÃO DE ENERGIA ESTÁ ALEM DO QUE FOI PROJETADO, QUER DIZER A RENTABILIDADE DO SISTEMA É BEM MAIOR DO QUE EU TINHA COMO ESPECTATIVA.
    PARABÉNS KOMECO, EMPRESA REALMENTE RES´PONSÁVEL E COM PRODUTOS DE PRIMEIRA LINHA.
    VAMOS ECONOMIZAR ENERGIA COM PRODUTOS KOMECO, O BRASIL E VC. TAMBÉM VAI AGRADECER.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − doze =