O que é o selo Conpet?

O Conpet é um programa do governo federal criado em 1991 para prevenir o desperdício no uso de recursos naturais não renováveis no Brasil. A partir do programa surgiu o selo Conpet de Eficiência Energética, que destaca os modelos de produtos que atingem os graus máximos de eficiência energética na Etiqueta Nacional de Conservação de Energia do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro. Com o selo fica mais fácil saber se você está adquirindo um aparelho que usa a energia de forma racional.

O Conpet é o equivalente ao selo Procel dos produtos que consomem energia elétrica, mas com foco nos produtos que usam energia de derivados do petróleo e gás natural. O selo é concedido anualmente pela Petrobras a veículos leves, aquecedores de água a gás e fogões e fornos a gás. Funciona como um estímulo aos fabricantes na criação de modelos cada vez mais eficientes. Vale ressaltar que a maioria dos aquecedores a gás da Komeco possuem o selo Conpet.

Uso eficiente de energia

Os objetivos do programa Conpet são:

– Racionalizar o consumo dos derivados do petróleo e do gás natural;

– Reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera;

– Promover a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico;

– Fornecer apoio técnico para o aumento da eficiência energética no uso final da energia.

Por isso, fique sempre atento à presença do selo Conpet ao adquirir produtos que usam gás natural, como os aquecedores de água a gás. É uma pequena atitude que ajuda o meio ambiente e incentiva ainda mais as empresas a procurarem se especializar nesses produtos amigos da natureza 😉

Você adquiriu ou pretende adquirir aquecedores a gás com selo Conpet? Deixe suas dúvidas que teremos prazer em ajudá-lo nessa escolha. Até mais!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 3 =