Saiba os cuidados necessários com a climatização para prevenção de doenças

Você já parou para pensar sobre a importância da climatização no combate as doenças?

 

Manter um sistema de climatização correto e com manutenção em dia, pode ser um aliado na prevenção de doenças respiratórias. Em contrapartida a falta de cuidado com esses equipamentos pode trazer grandes transtornos.

Sabemos que a circulação de ar é imprescindível para evitar o contágio de diversas doenças, mas nem sempre é possível deixar as janelas abertas para o ar circular. Principalmente em ambientes como escritórios e comércios, onde a utilização do ar condicionado é o mais comum.

Para garantir a qualidade do ar e a prevenção de doenças, a Lei  13.589/2018 foi instaurada em 2018, na qual todos os edifícios privados ou públicos tem a obrigatoriedade em realizar a manutenção de seus condicionadores de ar.

Mas e você sabe como manter os cuidados necessários com o seu condicionador de ar?

Preparamos algumas dicas para sua prevenção, confira abaixo:

Limpeza da área externa 

A área externa do ar condicionado também precisa de limpeza constante. Compartimentos como gabinete, grelhas e a área ao redor do aparelho pode acumular sujeira e consequentemente obstruir o fluxo de ar.

 

Higienizar periodicamente as serpentina

A higienização da serpentina é fundamental para evitar a proliferação de fungos e bactérias. Responsável pelo processo de climatização, a serpentina pode acumular em seu interior sujeira e umidade, por isso todo cuidado é essencial!

 

É necessário que tanto a limpeza externa como a das serpentinas seja realizada anualmente por um profissional credenciado.

Limpeza dos filtros

É importante lembrar que assim como outros componentes, o filtro do ar condicionado pode acumular sujeira. Realizar a limpeza frequente significa manter a qualidade do ar, além de evitar danos ao equipamento.

 

Quem pode realizar a manutenção preventiva?

 

Alguns itens podem ser realizados por você, como a limpeza dos filtros. Para a manutenção preventiva, é necessário contatar um técnico credenciado.

Aqui você encontra uma tabela especificando de quanto em quanto tempo se deve realizar as manutenções de cada componente do ar condicionado, lembrando que de modo geral, o recomendado é ao menos uma vez ao ano.

Os profissionais credenciados komeco, estão preparados para realizar a verificação, manutenção necessária e garantir o bom funcionamento do seu aparelho.

Tem alguma dúvida sobre ar condicionado, comenta aqui.

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *