Como economizar energia elétrica na hora do banho

O chuveiro tem sido apontado como vilão da conta de luz, juntamente com o ar-condicionado. Esses dois aparelhos juntos representam uma porcentagem significativa no valor total dos gastos com energia de uma casa. Somente o chuveiro já é responsável por cerca de 40% desses gastos. Nós já falamos por aqui sobre como economizar energia elétrica com o ar-condicionado. Dessa vez, você vai saber como gastar menos na hora do banho. Confira:

Economizando energia na hora do banho

Antes de tudo, você deve evitar banhos demorados que gastam água e energia e não contribuem em nada com o meio-ambiente. Um banho deve demorar em média 3 minutos. Evite fazer a barba, escovar os dentes ou se depilar no banho. Ao passar xampu e sabonete, desligue o chuveiro.

Fuja também do horário de pico, entre 18h e 22h, quando a maioria das pessoas está em casa e gera uma sobrecarga na rede elétrica. Mantenha a chave do chuveiro elétrico no modo verão nos dias quentes – o consumo é cerca de 30% menor que na opção inverno. Fique atento para defeitos de instalaçãodefeitosO material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,saiba-como-economizar-energia-na-hora-do-banho,20010807p14147O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,saiba-como-economizar-energia-na-hora-do-banho,20010807p14147defeitos de instalação e problemas de fiação, confira sempre o manual ou chame um técnico especializado para fazer o trabalho. Não esqueça de limpar os orifícios e saída de água do chuveiro periodicamente.

Aquecedor solar

Além de economizar com as dicas acima, há outras medidas benéficas para ajudar seu bolso e o meio-ambiente. O aquecimento solar é uma dessas opções.

Segundo o engenheiro da Komeco Maykel Motta, é possível economizar até 70% do consumo de energia elétrica usada para aquecer a água com o uso de aquecedores solares. Isso acontece porque a noite, no horário de pico, quando a maioria das pessoas está tomando banho, a água no reservatório térmico não precisará consumir energia elétrica para aquecer a água, pois durante o dia já foi aquecida pela energia solar. O reservatório térmico manterá essa água aquecida até a hora do uso.

“A economia só não é de 100% porque temos alguns dias e meses do ano em que não há sol suficiente para que a água atinja a temperatura adequada para o banho, fazendo com que o consumidor precise utilizar outras formas de aquecimento, como por exemplo os aquecedores de água a gás tipo instantâneos”, explica.

Além disso, a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), divulgou recentemente que o aquecimento solar está 75% mais barato que a energia elétrica.

Aquecedor a gás

Outra dica para economizar é usando aquecedores a gás – eles podem representar economia de 30% a 50% do gasto de energia elétrica com o chuveiro de uma casa, de acordo o engenheiro da Komeco Anderson Ferreira. Levando em conta que os gastos com banho representam pelo menos 25% da conta total de uma casa, essa forma de aquecimento pode ser vantajosa diante da crise energética.

Viu só como é possível economizar na hora do banho? Acesse o site da Komeco e conheça as opções em aquecedor a gás e aquecedor solar disponíveis para você gastar ainda menos. Até mais!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 1 =