Como escolher a bomba de água ideal para cada situação. 

como escolher a bomba de água ideal para sua casa

Na hora de escolher a bomba que melhor se encaixa na sua necessidade, é normal que surjam muitas dúvidas sobre o assunto. Por isso, preparamos este conteúdo com os principais itens que é preciso levar em consideração na hora de escolher a bomba ideal para a sua casa. 

  • Vazão e pressão: 

Antes de sair comprando qualquer modelo, é importante que você verifique qual vazão e pressão é preciso para o bom funcionamento dos pontos de consumo da sua casa. Com isso, você poderá verificar a tabela de desempenho de cada produto e assim efetuar o dimensionamento correto do produto a ser adquirido. 

  • Avalie as funcionalidades e características de cada modelo: 

Cada um dos tipos de bombas ou pressurizadores possuem características e indicações determinantes para cada necessidade. Para conhecer quais modelos da Komeco se encaixam no seu desejo, continue lendo este conteúdo. 

  • Custo-benefício: 

Além de levar em consideração o quanto de economia a bomba ideal pode trazer ao seu lar, é importante avaliar o que, de fato, você precisa e suas reais necessidades. Avaliando assim, o custo e o benefício deste produto para seu lar. 

Ao levar em consideração estes itens, você perceberá que ficará muito mais fácil escolher a bomba ou pressurizadora certa para o seu lar. E para te ajudar a escolher o modelo que melhor se encaixa na sua necessidade, dê uma olhadinha nos tipos de bomba e pressurizadores da Komeco: 

Bomba de circulação/recirculação: 

bomba de água TP Series da Komeco

 

As bombas de circulação são ideais para funcionar em conjunto com um sistema de aquecimento solar. Elas são capazes de manter a temperatura da água aquecida o mais próximo do ponto que deverá ser utilizada. Ou seja, as bombas de circulação conseguem transferir calor para água e deixá-la o mais próximo dos reservatórios. 

Já as bombas de recirculação são ideais para projetos de recirculação, bem como o nome já diz. Elas fazem a transferência de líquidos quentes ou frios.  

A Komeco possui a linha TP Series de bombas de circulação e recirculação de água, elas são silenciosas e de fácil instalação. As bombas de circulação são resistentes à utilização com água quente de até 90ºC, enquanto as bombas de recirculação suportam temperatura máximas de 140ºC. 

Conheça o modelo ideal para o seu projeto, clicando aqui! 

 

Bombas de pressão: 

Em relação as bombas de pressão, a Komeco possui as bombas pressurizadoras e as bombas periféricas. Abaixo você vai entender suas finalidades e características que as tornam únicas. 

Pressurizadoras: 

 

 

bomba de água pressurizadora da Komeco

 

As bombas pressurizadoras tem como finalidade aumentar a pressão da água, tornando os pontos de consumo, como torneiras e chuveiros, com uma maior vazão. Dessa forma, é possível utilizar torneiras e chuveiros ao mesmo tempo sem haver problemas de vazão. Importante salientar que os pressurizadores não necessitam de alguma condição específica para sua instalação. Isso quer dizer que eles são aplicáveis em qualquer condição de abastecimento, como caixas d’água a qualquer altura ou cisternas. 

A linha TP Series da Komeco também possui bombas pressurizadoras, as TP 820 e TP825. Elas apresentam acionamento automático por pressostato, sensor de temperatura de proteção de água até 60ºC e protetor térmico contra sobrecargas do motor. Além disso são construídas em plástico ABS, ou seja, não propaga ferrugem. 

Periféricas: 

 

bomba periférica ultrapress da Komeco

As bombas periféricas podem ser excelentes soluções para abastecimento de casas, condomínios, comércios e outros estabelecimentos que necessitam de alta pressão. Além disso, elas também são ideais para sistemas de irrigação e para pequenos agricultores. 

Aqui na Komeco você encontra a solução ideal: as bombas periféricas e autoaspirantes ULTRAPRESS. Além de máxima pressão para bombeamento de água, elas realizam sucção em profundidades de até 8 metros e elevação de água de até 56 metros. 

Saiba como utilizar uma bomba periférica e quais suas funcionalidades, clicando aqui!

Bombas de vazão: 

Em relação a vazão, a Komeco possui as bombas centrífugas e as bombas centrífugas com fluxostato. Abaixo você vai entender as funcionalidades e características de cada uma. 

Centrífugas: 

bomba centrífuga evvolution da Komeco

 

 

As bombas centrífugas são ideais para transportar volumes de água que estão em baixa pressão para lugares altos. Elas também se autodenominam como bombas de fluxo, devido a sua grande vazão que estas bombas alcançam na hora de transportar o líquido.  

Elas são ideais para a recirculação de sistemas fechados, por isso, são bastante comuns em sistemas de aquecimento solar, calefação, piso aquecido, cisternas e mais.  

Na Komeco, você encontra uma linha de bombas centrífugas perfeita para o seu sistema hidráulico, a linha EVVOLUTION. Com ela, você garante muito mais vazão e potência para o seu lar. 

Descubra todas as funcionalidades e características desta linha, clicando aqui:  

Saiba mais como elas funcionam, clicando aqui: 

Centrífugas com fluxostato: 

bomba centrífuga com fluxostato da Komeco

 

A grande funcionalidade das bombas centrífugas com fluxostato, é o fato delas já virem com um acionamento automático por fluxo de água, diferente das bombas centrífugas normais. 

As bombas da Komeco que possuem essa funcionalidade são as TQC200 e TQC400: a única bomba centrífuga do mercado que possui acionamento por fluxostato. Elas suportam temperaturas de até 50ºC, possuem regulagem na vazão de acionamento, protetor térmico, baixo nível de ruído e realizam a pressurização somente durante o seu funcionamento. Além disso, as bombas centrífugas com fluxostato são resistentes à oxidação e são construídas com plástico ABS, ou seja, não propaga ferrugem.  

Conheça mais sobre suas características, clicando aqui: 

 

A solução ideal para o seu sistema hidráulico, você encontra aqui!

A Komeco possui uma variedade de bombas e pressurizadores esperando por você. Conheça-as clicando AQUI:   

Para todos os casos, seja bomba ou pressurizador, recomendamos que, sempre antes de adquirir algum desses produtos, um técnico seja consultado para dimensionar e calcular qual modelo será ideal para atender o ponto de consumo em que será instalado e cumprir bem sua função. 

Para encontrar a assistência técnica mais próxima de você, entre em contato conosco através do SAC.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − 6 =